A força das palavras
Quantos de nós param para pensar na força que as palavras têm? O poder de uma palavra é maior do que imaginamos.
Dependendo do contexto em que é empregada,pode trazer equívocos.Em alguns casos,enormes constrangimentos.E o que é pior,magoar, irreparavelmente,pessoas sensíveis.
Assim como podem elevar a auto-estima de alguém,podem destruí-la.
Colocado dessa forma, parece até que as palavras possuem "vida própria"e autonomia para gerenciar a vida dos humanos.
De uma certa forma,é bem possível que a elas tenha sido outorgado esse direito,todavia, não podemos nos esquecer de que a palavra, em sí, carregaum significado conceitual, sozinha é "inofensiva".Há que haver uma tessitura de outros elementos para que ela possa expressar,exatamente, o que propõe.
Fundamental é, então,tomarmos precauções quando enunciamos a palavra, seja ela expressada de forma escrita ou oral, para que não ocorram situações que deem margem a interpretações dúbias,salvo nos casos em que elaseja empregada com o prósito de gerar discussão sobre o seu sentido, em dada circunstância,ou ainda, para suscitar outras,que, por ventura,possam surgir.
Temos que considerar que os próprios meios utilizados para expressarmos nossas idéias podem criar situações contraditórias.Um exemplo disso são algumas mensagens enviadas por e-mails cujo conteúdo quase sempre é desprovido de pontuação correta,o que pode fazer com que o receptor interprete - as, diferentemente da intenção original que teve o emissor ao digitá-la.
De qualquer modo, devemos lembrar que nossa Língua materna é muito rica em vocabulário,o que nos oportuniza escolher, com propriedade,as palavras adequadas para cada situação,sem corrermos o risco de sermos mal interpretados.
Se não é bem assim...bem poderia ser.
Querida como você escreve bem!!!!
ResponderExcluirTenha uma ótima semana!!!!
Bjs!!!