quinta-feira, 25 de agosto de 2011

14° Jornada de Literatura em Passo Fundo





Blog da 14ª Jornada Nacional de Literatura: A Jornada é uma ousadia, diz a ministra Ana de Hol...: “A Jornada incentiva o diálogo entre o leitor e o escritor. É uma experiência que desperta a paixão por ler. Escrever é usar a liberdade de...
O ano em que Josué Guimarães completaria 90 anos de dedicação à literatura é também o ano em que uma de suas expressões de incentivo à leitura, a própria Jornada Nacional de Literatura, comemora três décadas. Para marcar essas datas e prestar homenagem a um dos idealizadores da Jornada junto com a professora Tania Rösing, uma série de atividades está sendo realizada no Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF). Entre elas está uma representação do próprio escritor em tamanho real, que permite aos fãs posarem para fotos junto dele.
Os familiares que vieram a Passo Fundo para a homenagem ao escritor também resolveram registrar o momento ao lado da foto de Josué. Os filhos Rodrigo Guimarães e Adriana Machado Guimarães, além da neta de Josué, foram flagrados pelo professor Nino Machado. A foto é um registro e mesmo um marco que permitiu a aproximação das três gerações, mesmo que apenas na imaginação de todos.
Para saber mais sobre o trabalho de Josué Guimarães, vale consultar o site recém-lançado: http://www.upf.br/aljog. A página reúne informações sobre a sua obra e a sua vida, bem como assistir o trailer e saber mais sobre o documentário “A Jornada de Josué”. Há ainda depoimentos de outros escritores sobre Josué e até a mostra de seu processo criativo com fac-símiles de manuscritos.

Um dos escritore gaúchos mais talentosos