quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Acerte na escolha!


Para presentear o namorado com um belo frasco de perfume e não errar na escolha, convém tomar alguns cuidados. Um perfume que ficaria ótimo num executivo, pode ficar péssimo num professor de musculação. Isso porque, os homens possuem características pessoais, estilos de vida e gostos diferentes.
Escolher o perfume perfeito para ele, não é lá muito fácil. As famílias olfativas, por vezes, nos soam tão complexas quanto as cartas de vinhos. As misturas de notas vão das frutas às madeiras, das resinas às flores, sem falar de outros milhares de ingredientes naturais e sintéticos.
Complicado? Não se preocupe. Nós vamos ajudá-la a encontrar o perfume ideal para o seu amor. Para isso, consultamos a engenheira química especializada em cosmetologia, Sonia Corazza, que atua há 27 anos como formuladora de produtos cosméticos e perfumes.
"Minha atração pela perfumaria, apareceu muito cedo, mais notadamente a partir da adolescência, quando os cheiros dos meninos começaram a ficar muito interessante, bem diferentes dos aromas de comida caseira ou flores dos jardins".
Sônia conta que, para ela, adivinhar o gosto dos homens por perfumes é muito fácil. “Eu bato olho na pessoa, dou uma analisada e descubro o perfume desejado”, disse. O que parece mágica, é na verdade, a junção do conhecimento técnico, anos de experiência, além da sensibilidade feminina.
Segundo Sônia, qualquer pessoa pode desenvolver o olfato e fazer relações entre as personalidades, já que é no cérebro, na área neuronal, denominada sistema límbico, onde as emoções e os cheiros são registrados, “é uma questão de treino e atenção”, explica.
Cheiro de homem
Podemos dividir os perfumes masculinos em três grandes famílias olfativas, são elas: Fougére, Chipre e Oriental. Na família Fougére, as notas predominantes são combinações de lavanda, bergamota, gerânio, musgo, cumarina e âmbar. O Fougére pode fresco, amadeirado ou ambreado.
A família Chipre é caracterizada por um frescor cítrico juntamente com um fundo de musgo de carvalho e patchouli. O Chipre pode ser amadeirado, couro, fresco ou cítrico.
Por fim, os Orientais. Eles combinam notas resinóides acrescidas de madeiras, incensos e notas doces de baunilha. Todas elas temperadas com especiarias como pimenta, gengibre e cravo. O Oriental pode ser ambreado ou especiado.
Difícil entender sem cheirar, não? Então vamos ilustrar tudo isso. Tente identificar o seu namorado numa das 9 personalidades abaixo, preste atenção nas características e acerte em cheio o perfume certo para ele.
As opções de compra foram dadas por Sônia, mas você também pode anotar as características da fragrância que mais se parece com o seu namorado e pedir a ajuda de uma vendedora. Ela poderá lhe auxiliar na escolha do perfume, inclusive dentre os nacionais, que são deliciosos.
Acerte na escolha.


Aventureiro - Esportista
Ele tem personalidade aventureira, pratica atividades físicas e esportes radicais. Se fosse um personagem, seria Pierce Brosnan, em "Die Another Day".
O seu guarda-roupa é repleto de peças do estilo casual, as cores vivas se alternam com o jeans básico. As malhas rústicas vivem jogadas em seus ombros e óculos com armação de metal encaixados no bolso da camisa.
O perfume ideal para ele é do tipo: Fougére Fresco, que junta notas de flores de lavanda às notas frutais, verdes, especiadas.
Algumas opções: Cool Water (Davidoff) 1988; Jazz (YSL) 1988; Tsar (Van Cleef & Arpels) 1989; Herrera for Men (Herrera) 1991; XS (Paco Rabanne) 1993; Polo Sport (Ralph Lauren) 1993; Dolce & Galbana (Dolce & Gabbana) 1994; Tommy (Aramis) 1995; Pleasures for Men (Lauder) 1997; What about Adam (Joop!) 1997; Essenza di Zegna (Ermenegildo Zegna) 2003.

Vanguardista – Inovador
Este homem é ligado aos valores essenciais, como o romantismo, e consegue aliá-los à vida moderna. Ele é observador e sabe destacar sua sensualidade, até nos mínimos detalhes. Se fosse um personagem, seria Val Kilmer, em "Batman Eternamente".
Suas roupas, em cores suaves, têm corte simples e impecável. O gato sabe combinar os tons e valoriza a qualidade dos cintos de couro e das fivelas quadradas.
O perume ideal para ele é do tipo: Fougére Amadeirado, que combina as notas de flores de lavanda às notas aromáticas e de madeiras.
Algumasopções: Paco Rabanne (Paco Rabanne) 1973; Boss Sport (Hugo Boss) 1987; Bulgari Pour Homme (Bulgari) 1995; CK Be (Calvin Klein) 1996; Gucci pour homme (Gucci) 2003; Rive Gauche pour home (YSL) 2003.

Clássico - Chique
Ele tem estilo, é chique e gosta de marcar presença. Se fosse um personagem, seria Al Pacino, em "O poderoso chefão".
Suas roupas têm cores sóbrias e corte perfeito, combinadas às belas gravatas e abotoaduras charmosas. Ele gosta de marcas famosas e valoriza os grandes alfaiates.
O perfume ideal para ele é do tipo: Fougére Ambreado, que combina as notas de flores de lavanda com as notas ambaradas.
Algumas opções: Brut (Fabergé) 1964; Zino Davidoff (Davidoff) 1986; Salvador Dali pour Homme (Dali) 1987; Minotaure (Paloma Picasso) 1992; Roma Uoma (Laura Biagiotti) 1995; Boss Elements Aqua (Hugo Boss) 1996; Diesel Plus Plus (Diesel) 1997; Dunhill Cosmopolitan (2003).

Elegante - Charmoso
Trata-se de um homem sofisticado que esbanja charme nos mínimos detalhes. Se fosse um personagem, seria Jack Nicholson em "Terapia de choque".
Elegante e detalhista, não se satisfaz com o básico. Coletes e foulards de seda fazem parte de seu guarda-roupa. Se for fumante, sempre trará uma carteira especial em couro para seus cigarros, charutos e até cachimbo...
O perfume ideal para ele é do tipo: Chypre Amadeirado, as notas de cedro, sândalo e vetiver associadas ao patchouli e musgo de carvalho transmitem calor e sofisticação.
Algumas opções: Vetiver (Carven) 1957; Gentleman (Givenchy) 1974; Giorgio for Men (G.B.Hills) 1984; Fendi Uomo (Fendi) 1988; Luciano Pavarotti (Eurocosmesi) 1995; Black Jeans (Versace) 1997; Paul Smith Extreme (Paul Smith) 2003.

Rebelde classudo - Irreverente
É um homem revisitado, irreverente e admirado por grande parcela da ala jovem. Se fosse um personagem, seria Sean Pean, em "Como meninos e lobos".
Ele gosta de peças tradicionais, como calça preta, pulôver e jaqueta de couro bem usada. Gel nos cabelos, impecavelmente talhados, compõe o visual.
O perfume ideal para ele é do tipo: Chypre Couro, um conjunto de notas olfativas associadas ao musgo e patchouli, que provocam a sensação olfativa de couro.
Algumas opções: Aramis (Aramis) 1965; Polo (Ralph Lauren) 1978; Moschino (Moschino) 1990; DK Men (Donna Karan) 1994; Michael Jordan (Bijan) 1997.

Moderno - Descontraído
O conceito evidencia um homem moderno, descontraído, sensível e participante. Se ele fosse um personagem, seria Will Smith em "MIB homens de preto".
Suas roupas são confortáveis e personalizadas, os modernos óculos de lentes coloridas e relógios de caixa de alumínio fazem parte da sua nécessaire de lona estruturada. Ele gosta de tecidos que liberam os movimentos e sobreposições de peças.
O perfume ideal para ele é do tipo: Chypre Fresco, com notas frescas e de grande fixação, que garantem irradiação e impacto.
Algumas opções: Monsier Givenchy (Givenchy) 1959; Fahrenheit (Dior) 1988; Kenzo (Kenzo) 1991; Horizon (Guy Laroche) 1993; Dalimix (Dali) 1996; Dune (Dior) 1997; Lanvin L'Homme (Lanvin) 1997;
Aramis Life (Estee Lauder) 2003; L'Aquatonic (Lancôme) 2003.

Zen - Equilibrado
Este homem conhece a arte de viver em harmonia. Criativo e intelectualmente envolvido, gosta de compartilhar conquistas e experiências. Se fosse um personagem, seria Tom Cruise, em "Missão Impossível II".
Abusa do street wear e do conceito conforto. Alegre e despojado, gosta de cores limpas e vivas.
O perfume ideal para ele é do tipo: Chypre Cítrico, que são as composições mais antigas da perfumaria, caracterizada pelas notas de grande volatilidade.
Algumas opções: Eau Sauvage (Dior) 1966; Trophée (Lancôme) 1982; Armani (Armani) 1984; Boucheron pour Homme (Boucheron) 1991; CK One (Calvin Klein) 1994; Hugo (Hugo Boss) 1995; Chrome (Azzaro) 1996; Weekend (Burberrys) 1997; Allure Homme Sport (Chanel) 2004; Baldessarini (Hugo Boss) 2004.



Debochado – Divertido
Ele é puro deboche e sua auto-estima é 100%. Se fosse um personagem, seria: Johnny Deep, em "Piratas do Caribe".
Usa jeans com look envelhecido, camisa com silk em vinil e bota de couro. Os tênis são de design futurista e couro sintético, já os sapatos têm bico quadrado.
O perfume ideal para ele é do tipo Oriental Ambreado, que combina tons ambreados com um fundo culinário doce de baunilha.
Algumas opções: Habitat Rouge (Guerlain) 1965; Obsession (Calvin Klein) 1986; Relax (Davidoff) 1990; Versus (Versace) 1991; Le Male (J.P.Gaultier) 1995; Men (Thierry Mugler) 1997; Jaipur Homme (Boucheron) 1997; Jako (Lagerfeld) 1997; The Dreamer (Versace) 1997; Purple Label (Ralph Lauren)2004.

Exótico - Místico
Ele é exótico e adepto da massagem ayurvédica. Utiliza os conhecimentos da medicina indiana e gostaria de meditar com os monges tibetanos. Se ele fosse um personagem, seria Brad Pitt em "7 anos no Tibete".
Seu mocassim de camurça combina perfeitamente com a calça reta, de amarrar, com detalhes em ouro envelhecido.
O perfume ideal para ele é do tipo: Oriental Especiado, preparados com ingredientes como cravo, canela, noz moscada , combinados com madeiras e notas animálicas.
Algumas opções: Equipage (Hermes) 1970; Egoïste (Chanel) 1990; Opium pour Homme (YSL) 1995;
Black Cashmere for Men (Donna Karan) 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário