terça-feira, 28 de julho de 2009

Pilates: eu recomendo!

Eu pratico Pilates - o tradicional - há quase dois anos. Os benefícios para físico e mente são extraordinários.

Com a correria do dia-a-dia, além de não sobrar tempo para as atividades físicas, sobra menos ainda para a meditação. Seria perfeito poder equilibrar o corpo e a mente ao mesmo tempo, não é? Se você sempre achou que isso não é possível, se enganou! O Mat Pilates é um novo segmento do Pilates tradicional e promete deixar os adeptos com o corpo e a calma dos sonhos, respeitando os limites e o ritmo de cada pessoa. Outra vantagem é que ele permite definir os músculos sem a malhação frenética das academias. Os benefícios não param por aí, não é a toa que as atividades saudáveis e prazerosas conquistam cada vez mais adeptos.
Conhecido também como "Contrologia", o Mat Pilates é uma técnica de treinamento feita no solo com a utilização do peso do próprio corpo e equipamentos como tiras elásticas, bolas e pesos. Os movimentos são naturais e permitem o aumento de flexibilidade muscular, barriga mais definida, autocontrole emocional, ótima postura, articulações mais saudáveis, além de melhor capacidade de respiração e maior tolerância ao stress.
"O corpo ganha força e resistência sem ficar volumoso. Em poucos dias é possível notar as mudanças tanto anatomicamente como também nos resultados relacionados a agilidade e reflexo. O Mat Pilates promove o alinhamento da coluna melhorando a postura e até a respiração, pois durante os exercícios o aluno recebe instruções para manter a respiração correta. É um exercício indicado também para quem está se recuperando de lesões", comenta a professora Simone Barcelos.
A execução correta e eficaz dos movimentos depende de alguns princípios fundamentais como controle corporal (centralização e alinhamento), precisão, respiração e concentração. A cada aula de Mat Pilates com 60 minutos de duração, o aluno chega a gastar 400 calorias.
A atividade pode ser praticada por qualquer pessoa a partir dos 12 anos de idade em qualquer nível de condicionamento. “Até mesmo alunos que apresentam doenças cardiovasculares, ou doenças crônicas como diabetes, pressão alta e problemas na coluna podem praticar a aula", afirma a profissional. Quem estiver esperando a chegada da cegonha ou acabou de dar à luz, também pode se animar, pois o Mat Pilates é muito indicado. Quem anda estressado também irá gostar da técnica, o método promove o equilíbrio do corpo e da mente fazendo com que o indivíduo perceba seu corpo e extraia dele o máximo que conseguir. Desde que foi introduzida no Brasil, a técnica conquista mais e mais alunos nas academias e os relatos são surpreendentes. Há quem garanta que o Mat Pilates promove até um aumento no prazer sexual.

Um comentário:

  1. Nunca pratiquei, mas já ouvi falar
    das maravilhas do Pilates e estou
    pensando em iniciar... Afinal, apenas
    faço caminhadas e acho muito pouco!!!
    Obrigada pela dica, Linda Lucia!!!

    Beijos pra ti...
    No coração, Amiga!!!
    Iza

    ResponderExcluir