domingo, 21 de junho de 2009


Fazendo uma correlação com o tema abordado abaixo, escrevi essa crônica.

Além de sedutor...é preciso ter caráter.
Ser sedutor é uma arte; não é todo mundo que tem esse"dom", somente alguns privilegiados.
E por falar em ser sedutor, lembrei de uma personagem de um filme que adorei assistir: "Alf, o sedutor", protagonizado por Jud Law que, além de ser um excelente ator, é lindo e tudo nele atesta que poderia ser, na vida real, exatamente assim: um grande sedutor!Ao contrário de algumas amigas, que execraram a personagem, para mim ela é fascinante do ponto de vista de sua construção e o que representa: um "cafajeste" por quem as mulheres se sentem irresistivelmente atraídas. É bem possível que divirja da opinião de minhas amigas porque não vejo como "vítimas", as mulheres com quem a personagem se relacionava . Alf agia semelhante a alguns homens da vida real que, sabendo do poder de sedução que exercem sobre as mulheres que deles se aproximam, aproveitam-se do fato com o objetivo de obter prazer momentâneo e satisfazer o ego, sem nenhum tipo de entrega, e muito menos comprometer-se de alguma maneira.
Especificamente, falando sobre as relações amorosa e traçando um paralelo com as situações que vivem as personagens do filme e as vivenciadas por nós na vida real, eu diria que se alguém se submete a outro, é porque lhe é agaradável, conveniente, ou é por covardia. Entretanto, qualquer que seja o caso, há sempre a opção de "cair fora".Pois bem, voltando à personagem Alf, não o condeno por se envolver com tantas mulheres e não ser fiel a nenhuma. O problema, na verdade, eram elas que se deixavam envolver, sem perceber o quanto ele era superficial.
Quem viu o filme, deve lembrar que nem sempre ele se deu bem; também ele caiu em algumas armadilhas. Provavelmente, minhas amigas não tenham reparado nisso.Terá sido ele o"vencedor" no final da história?Pelo que lembro, ele acaba perdendo todas as mulheres com quem se envolveu.De uma certa forma, o feitiço virou contra o feiticeiro. Para quem se achava "privilegiado"...algo deu errado.
Embora, no final do filme, possamos ler nas entrelinhas que ele continuaria suas investidas, é possível fazer uma leitura de um outro Alf que, a partir das experiêcias nem sempre bem sucedidas, não apostaria tudo somente no poder de sua sedução nas futuras conquistas.
Provavelmente, o novo Alf tivesse que "arregaçar as mangas" e provar que, além de ser um grande sedutor, era um homem capaz de respeitar e valorizar as mulheres com quem se relacionasse; que era bem mais que um rosto bonito e alguém com uma excelente performance sexual.Teria que ter um diferencial, porque mulheres inteligentes esperam mais que isso; o que elas desejam, realmente, é um homem com caráter.Talvez essas últimas considerações sobre a personagem sejam especulações minhas, mas imagino que seja isso, em linhas gerais, o pensamento de quem pretende viver relações prazerosas e consistentes.
Que os "Alfs da vida" aprendam que não basta ser sedutor, é preciso, antes de mais nada, ter caráter. E isso vale para as mulheres também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário