quarta-feira, 2 de junho de 2010

Escrito por Revista Gatos e Cia

SAÚDE preste mais atenção em seu gato!


Os gatos não exteriorizam seus problemas de saúde para o mundo, e isto é um perigo para eles. Portanto você deve ficar atento para identificar se seu gato está doente! Os gatos não demonstram quando estão doentes por que, em estado selvagem, qualquer fraqueza é um convite fatal para os predadores e rivais. Mas prestando atenção você pode identificar se seu gato está doente. Mesmo que os gatos sejam solitários, ao longo do dia eles interagem com o dono e a família, um gato que opte por ficar sozinho por 24 horas ou mais, está provavelmente com algum problema, assim acontece quando, por exemplo, um gato brincalhão deixa de ter interesse por brinquedos, ou um gato apático que se recusa a se mover, pode estar em perigo. Também não se engane com o ronronar do seu gato, isto, combinado com mau-humor e atitude defensiva pode ser, ao invés de contentamento, um sinal de dor.
Sabendo quando recorrer ao veterinário:

* Ver a temperatura do gato quando ele dá sinais de que algo pode não estar bem, é uma informação útil se tiver de recorrer ao veterinário. A temperatura de um gato deve ser entre os 38,3 e 38,1 graus Celsius. Um ligeiro aumento pode ser normal, mas se a temperatura do seu gato chegar aos 40 graus, deve levá-lo ao veterinário imediatamente. Temperaturas abaixo de 38 graus podem também sinalizar alguma coisa grave.
* Procure por qualquer aumento ou diminuição radical do apetite do seu gato, ou sede.

* O seus movimentos intestinais devem ser regulares e suas fezes consistentes. Se vir sangue, parasitas ou coisas que se parecem com grãos de arroz nas fezes, colha uma amostra de fezes a partir da caixa de areia, coloque num saco plástico limpo e leve ao veterinário para testes. A obstipação também pode ser motivo de preocupação.

* Aumento da frequência urinária, geralmente combinados com um aumento notável na sede, é um sinal clássico de várias doenças, tais como insuficiência renal ou diabetes. Urina turva ou com sangue, dor ao urinar ou vocalização enquanto urina, também merecem uma visita ao veterinário.

* Vómitos e diarreia são sinais comuns e podem ser causados por um distúrbio gástrico simples ou podem ser um sinal de algo mais sério. Vómitos constantes, vómitos projectados ou com sangue, podem indicar um problema grave no estômago. A diarreia persistente pode indicar uma série de doenças graves.

* Espirrar ou tossir, muitas vezes acompanhado por corrimento nos olhos, indicam geralmente uma constipação ou gripe. Estes sintomas geralmente desaparecem ao fim de alguns dias, mas se eles persistirem acompanhados de apatia extrema ou, principalmente, perda de apetite, consulte o veterinário.

* Anemia, detectada pela gengiva e língua pálidas, e falta de energia e de apetite, é geralmente um sinal de algum outro distúrbio. Se observar estes sinais no seu gato, uma visita imediata ao veterinário justifica-se.


Sinais de que seu gato está bem:


- Atitudes: vontade de brincar; atenção; espírito alerta

- Energia: apropriada à idade do gato; prontidão para a brincadeira
- Olhos: brilhantes e lustrosos; sem secreções ou névoas
- Orelhas: limpas; cheiro a humidade, mas não desagradável
- Nariz: húmido e ligeiramente frio; um leve secreção clara é normal
- Respiração: o hálito não deve ser desagradável; deve inspirar e expirar sem dificuldade
- Higiene: O gato deve limpar-se regular e cuidadosamente
- Dentes e gengivas: dentes limpos com pouco ou nenhum tártaro; gengivas bem unidas aos dentes e rosadas; deve ter bom apetite.
- Pele: limpa e clara
- Pêlo: limpo, brilhante e saudável; a queda de pelo é normal, dependendo da estação do ano.
- Urina: nenhuma dificuldade ou nervosismo ao urinar; urina clara
- Fezes: nenhuma dificuldade em defecar; fezes sólidas e bem formadas Escrito por Revista Gatos e Cia


Havana Brown


Escrito por Revista Gatos e Cia 
Maneki Neko: O Gato da Sorte.



Maneki Neko: O Gato da Sorte


Maneki Neko (招き猫, literalmente conhecido como gato que acena), também conhecido como Gato da Sorte, Gato do Dinheiro ou da Boa Sorte é uma escultura asiática comum, na maior parte das vezes feita em cerâmica, que se crê trazer boa sorte ao seu dono. A escultura mostra um gato (tradicionalmente um Bobtail Japonês) a acenar com uma pata levantada, e é muitas vezes colocado - quase sempre à entrada - de lojas, restaurantes, salas de Pachinko e de outros negócios. Algumas das figuras são eléctricas ou funcionam a pilhas e efectuam um pequeno movimento de pata, a acenar. No design das figuras, a pata direita levantada supostamente atrai dinheiro, enquanto uma pata esquerda levantada atrai clientes. Os Maneki Neko surgem com cores, estilos e graus de ornamentação diferentes. Além das figuras de porcelana, os Maneki Neko podem ter a forma de porta-chaves, mealheiros, aromatizadores de ambiente e ornamentos variados.

Para os Ocidentais pode parecer que o Maneki Neko está a acenar e não a sinalizar para chamar a atenção. Isto deve-se à diferença entre gestos e linguagem corporal reconhecida pelos Ocidentais e pelos Japoneses, sendo que os Japoneses utilizam o gesto de mão levantada com a palma para fora, dobrando os dedos para cima e para baixo para chamar a atenção de alguém; daí o aspecto do gato. Alguns Maneki Neko feitos especificamente para os mercados Ocidentais têm a pata com a palma voltada para dentro, num gesto de "chamamento" mais familiar para os Ocidentais.

Pode encontrar-se o Maneki Neko tanto com a pata direita como com a esquerda levantada (e por vezes ambas). O significado da pata direita ou esquerda difere de acordo com os tempos e os locais. A crença mais comum é que a pata esquerda levantada atrai clientes, enquanto a pata direita atrai riqueza e boa sorte, embora alguns acreditem no contrário. Existem outros para quem a pata esquerda levantada é mais indicada para estabelecimentos de bebida, a pata direita para outras lojas. (no Japão chama-se "hidari-kiki" ("esquerdinos")áqueles que aguentam bem a bebida).

É crença comum de que quanto mais erguida estiver a pata, maior será a sorte que vai proporcionar. Consequentemente, ao longo dos anos, a pata dos Maneki Neko teve tendência a surgir cada vez mais levantada. Há quem utilize a altura da pata como método para medir a idade da figura. Outra crença comum é que quanto mais alta erguida estiver a pata, maior será a distância que a boa sorte percorrerá.

Os braços de alguns Maneki Neko funcionam a pilhas ou são alimentados por energia solar, permitindo-lhes efectuar o gesto de chamada de atenção.
Fonte: Wikipédia

As cores e seus significados
Você sabia? Existem Maneki Nekos de várias cores e cada uma tem seu significado, aqui vão os significados de algumas cores de Maneki Neko!


Vermelho - expulsar o mal e as doenças
Rosa - atrair o amor
Dourado - atrair dinheiro
Malhado - dar sorte
Preto - espantar o mal
Bastet: A Deusa Gata

Na mitologia egípcia, Bastet, Bast, Ubasti, Ba-en-Aset ou Ailuros (palavra grega para "gato") é uma divindade solar e deusa da fertilidade, além de protetora das mulheres grávidas. Também tinha o poder sobre os eclipses solares. Quando os gregos chegaram no Egito, eles associaram Bastet com Artemis e ela deixou de ser a deusa do sol para ser a deusa da lua.

A deusa está presente no panteão desde a época da II dinastia. Era representada como uma mulher com cabeça de gato, que tinha na mão o sistro, instrumento musical sagrado. Por vezes, tinha na orelha um grande brinco, bem como um colar e um cesto onde colocava as crias. Podia também ser representada como um simples gato.
Por vezes é confundida como Sekhmet, adquirindo neste caso o aspecto feroz de leoa. Certa vez, Rá ordenou a Sekhmet que castigasse a humanidade por causa de sua desobediência. A deusa, que é representada com cabeça de leoa, executou a tarefa com tamanha fúria que o deus Rá precisou embebedá-la com cerveja para que ela não acabasse exterminando toda a raça humana. O que acabou originando a deusa Bastet.
Era a esposa de Ptah, com quem foi mãe de Nefertum e Mihos. A esta deusa é tradicionalmente consagrado o dia 15 de abril.
O seu centro de culto estava na cidade de Bubastis, na região oriental do Delta do Nilo. Nos seus templos foram criados gatos que eram considerados como encarnação da deusa e que eram por essa razão tratados da melhor maneira possível. Quando estes animais morriam eram mumificados, sendo enterrados em locais reservados para eles
* Fonte: Wikipédia
*********************************************************************************

Momentos de descontração!