sábado, 17 de outubro de 2009

Teu Segredo

Flores envenenadas na jarra. Roxas azuis, encarnadas, atapetam o ar. Que riqueza de hospital. Nunca vi mais belas e mais perigosas. É assim então o teu segredo. Teu segredo é tão parecido contigo que nada me revela além do que já sei. E sei tão pouco como se o teu enigma fosse eu. Assim como tu és o meu.


Clarice Lispector

Fragmentos de um discurso amoroso

“Encontro pela vida milhões de corpos; desses milhões posso desejar centenas; mas dessas centenas, amo apenas um. O outro pelo qual estou apaixonado me designa e especialidade do meu desejo. Esta escolha, tão rigorosa que só retém o Único, estabelece, por assim dizer, a diferença entre a transferência analítica e a transferência amorosa; uma é universal, a outra é específica. Foram precisos muitos acasos, muitas coincidências surpreendentes (e talvez muitas procuras), para que eu encontre a Imagem que, entre mil, convém ao meu desejo. Eis o grande enigma do qual nunca terei a solução: por que desejo esse? Por que o desejo por tanto tempo, languidamente? É ele inteiro que desejo (uma silhueta, uma forma, uma aparência)? Ou apenas uma parte desse corpo? E, nesse caso, o que, nesse corpo amado, tem a tendência de fetiche em mim? Que porção, talvez incrivelmente pequena, que acidente?"

(Roland Barthes - Fragmentos de um Discurso Amoroso)
Photobucket
Esta semana,em uma das escolas em que trabalho,houve a Feira do livro.Tivemos muitos convidados ilustres (escritores do meu estado),apresentações de teatro,dança, recitais de poesias,vendas de livros, artesanatos locais,entre outar coisas. E hoje,para encerrar o evento,fizemos a entrega de medalhas para os alunos que participaram nas diversas modalidades esportivas das Miniolimpíadas. Posteriormente,foi servido um almoço para a comunidade:um delicioso galeto acompanhado de diferentes saladas,tudo isso realizado com a colaboração de pais,professores,alunos e funcionários.
Meus alunos se envolveram,por mais de dois meses,com a produção coletiva de livrinhos de literaratura.Cada grupo escolheu um gênero e desenvolveu sua história. Eles gostaram muito da atividade;foi um desafio para eles,pois foi preciso muita cooperação e respeito entre eles,para que o resultado fosse satisfatório. Ao longo do caminho,aconteceram muitos desentendimentos,o que é normal na idade deles e em todo trabalho de grupo.Teve, também,grupos que não me entregaram os livros, em tempo hábil,para as correções linguísticas e algum"errinho" ficou,mas no final deu tudo certo.Fiquei muito orgulhosa do trabalho deles.